domingo, 6 de fevereiro de 2011

Supercondutividade, Eletromagnetismo e o Trem que Levita.


 Supercondutividade é um fenômeno observado em diversos metais e materiais cerâmicos. Quando esses materiais são resfriados a temperaturas que vão do zero absoluto (0 graus Kelvin, -273°C) à temperatura do nitrogênio líquido (77 K, -196°C), não apresentam resistência elétrica. Como esses materiais não possuem resistência elétrica, o que significa que os elétrons podem se deslocar livremente através deles, eles podem
transmitir grandes quantidades de corrente elétrica por longos períodos sem perder energia na forma de calor.   Foi comprovado que malhas de fios supercondutores podem transmitir correntes elétricas por centenas de anos sem nenhuma perda considerável.
 São diversas as aplicações dos materiais que possuem propriedades supercondutoras dentre elas: a construção de Trens MagLev (levitação magnética) e de aparelhos de ressonância magnética nuclear. Um comboio (trem) de levitação magnética ou Maglev (Magnetic levitation transport) é um veículo semelhante a um comboio que transita numa linha elevada sobre o chão e é propulsionado pelas forças atrativas e repulsivas do magnetismo através do uso de supercondutores. Devido à falta de contato entre o veículo e a linha, a única fricção que existe, é entre o aparelho e o ar. Por consequência, os comboios de levitação magnética conseguem atingir velocidades enormes, com relativo baixo consumo de energia e pouco ruído, (existem projetos para linhas de maglev que chegariam aos 650 km/h.
 Embora a sua enorme velocidade os torne potenciais competidores das linhas aéreas, o seu elevado custo de produção limitou-o, até agora, à existência de uma única linha comercial, o transrapid de Xangai. Essa linha faz o percurso de 30 km até ao Aeroporto Internacional de Pudong em apenas 8 minutos.







13 comentários:

  1. queria eu que no rj tivesse ao menos o trem bala pra me levar de do centro da cidade até santa cruz em menos de 30 minutos neguin ja ta pensando em trem flutuante. uhahua no brasil vai chegar isso aki depois de 30 anos criado quando virar sucata la fora nosso governo pensa em comprar... enquanto isso eles estao dando milhoes pra bancar escolas de samba mas nossa urbanização q é bom nada.. ah meu brasil por isso somos brasileiros..pois sempre temos confiança.. uhahua

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  2. Na UFRJ existem projetos bem consistentes sobre o maglev inclusive está sendo estudada a possibilidade de desenvolvimento de um protótipo em pequena escala dentro da própria universidade. Corrigindo: ligas metálicas, cerâmicas e alguns metais com determinados graus de pureza podem se tornar supercondutores. Os supercondutores de alta temperatura crítica operam com nitrogênio líquido (em torno de 77K) porém sua temperatura de transição pode chegar a 135K, já os supercondutores formados apenas por metais por exemplo, só apresentam o estado supercondutor em temperaturas próximas a fusão do Hélio (4k).

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  3. bom, vamos precisar de muito nitrogênio liquido, a questão é,tem limite de tempo este fenomeno?
    como funciona a frenagem? LADO-B para repelir e retroceder?

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  4. H. Birkholz, ótimas perguntas. Alguém está apoto a respondê-las?

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  5. eu responde,não,não tem limite de tempo,mesmo que o matarial esquente,ele continuara sendo super condutor,poisso presisa ser esfriado na transformação,a linha acaba,o trem para imediatamente,sem protestar,pois so esta se movendo por conta da supercondutividade,e sim,ele retroce,não a diferença quase nenhuma,a não ser que,quando ele retrocede,não esta com passageiros,pois eles cairiam por conta do estilo e lado dos assentos,espero que issu satisfaça suas perguntas.

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  6. material' porisso',retrocede',isso'

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  7. alguem sabe onde posso conseguir essa ceramica para um trabalho na faculdade

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