domingo, 2 de janeiro de 2011

Windows Vs Linux. Qual Você prefere?

 Windows ou Linux, qual o melhor? Você com certeza já ouviu, ou mesmo já se fez essa pergunta. De um lado os fãs do sistema que popularizou a utilização dos computadores, o dominante do mercado, um sistema que agrada por ter uma interface simples o Windows. De outro lado o sistema operacional que vem crescendo e se popularizando cada vez mais, sistema que perdeu o rótulo de ser utilizados apenas por Nerds e que agora é adotado por diversas empresas privadas e principalmente públicas, o Linux.
Vamos então fazer uma análise das 2 versões mais recentes destes sistemas operacionais.





Windows 7

O Windows é sem dúvida o sistema operacional mais utilizado no mundo. Teve na Versão do Windows XP a sua melhor consagração, apesar de algumas instabilidades o Windows XP veio pra realizar o que as versões anteriores deixaram a desejar. A versão do Windows Vista no entanto não cumpriu o que prometeu, fazendo inclusive com que muitos usuários fizessem um downgrade para a versão anterior o Windows XP que logo ganhou uma versão atualizada de pacotes de serviço a SP3(service pack 3).
Após grande espera chegou a mais recente versão do Windows, o Windows 7. Com um visual agradável semelhante ao Windows vista, mas com a praticidade e bom desempenho do Windows XP.
Muitas melhorias acompanham o Windows 7, podemos destacar O Windows Media Player que ficou bem mais eficiente e compacto, para quem usa tela sensível ao toque agora é possível arrastar os dedos pelas miniaturas da barra de tarefas, os temas estão bem mais atraentes, dentre outras coisas.

























Ubuntu 10.10 - Maverick Meerkat

Do outro lado do ring está o Sistema operacional Linux, e a distribuição Ubuntu que é a distribuição Linux mais popular hoje no mercado. O Ubuntu atualmente está na versão 10.10 que se chama "Maverick Meerkat". O Linux por muito tempo foi conhecido como um sistema sem graça e difícil de utilizar, apesar de sua confiabilidade. Porém a distribuição Ubuntu veio para mudar isso, a interface do Ubuntu é bastante atraente e fácil de utilizar, usuários do Windows não têm mais problema algum em utilizar o Linux hoje. Muitos profissionais de diversas áreas estão migrando para o Linux, até o sistema operacional da Google o Chrome O.S. utiliza o Kernel de Linux em seu núcleo. Mas em um mundo onde o Windows dominou por tanto tempo, o que faz um sistema operacional ganhar mais e mais adeptos a cada dia? Primeiro, e mais interessante, o Linux é grátis, qualquer um pode baixar uma distribuição do sistema e usá-lo mesmo sem instalar. O live CD do Linux permite que você teste-o sem alterar o seu sistema operacional padrão. Segundo, qualquer um que entenda um pouco de programação pode modificá-lo, retirando o que for indesejado para deixar o sistema ainda mais leve, ou mesmo acrescentando novas atribuições ao sistema tornando-o personalizado, ou seja o código do programa é aberto, isso o torna ainda mais eficiente uma vez que um vírus criado para um tipo de distribuição não vai afetar outros tipos.
Contudo, nada é perfeito, pelo menos não ainda, o Linux ainda não é popular o suficiente a ponto de atrair a atenção de empresas desenvolvedoras de softwares como o Photoshop, AutoCad, Grandes empresas de Jogos, entre outros. Para poder utilizar tais programas é preciso usar o Wine, que é um emulador de programas do Windows, que permite utilizá-los no Linux com QUASE 100% de aproveitamento.




Bom, com toda a propaganda que eu fiz sobre o Linux, você pode estar pensando que sou um fanático do sistema do pinguim. Na verdade apesar de achar o Ubuntu um sistema ótimo, estável e seguro, ele ainda não satisfaz todas as minhas necessidades por causa das explicações que deixei acima, alguns desenvolvedores de softwares ainda não voltaram sua atenção para desenvolver versões também para o Linux, portanto tenha em minha máquina pessoal uma configuração dual boot, ou seja possuo os dois sistemas operacionais em minha máquina, o Linux 10.10 - Maverick Meerkat -, e o Windows 7.
Então se você está se perguntando qual o melhor, eu digo que tudo depende da utilização que você vai fazer do seu computador. Ambos possuem sua vantagens e desvantagens, se você é do tipo de pessoa que gosta de entender como as coisas funcionam o Linux pode te fornecer isso, a medida que você vai se acostumando com o Linux você começa a entender como o computador se comporta. Mas se você é do tipo que não se interessa sobre como funciona, e só está atrás de resultados, o Windows é o sistema ideal.


Veja Também:  Windows e Linux




53 comentários:

  1. Affff... mais um post falando bem de um sistema operacional que não vingou e não vai vingar no desktop! Complicado, com uma usabilidade medonha e com uma arquitetura ultrapassada, baseada em um sistema operacional usado em uma época com necessidades completamente diferentes.
    Essa história que o ubuntu é a mesma coisa que o Windows em termos de usabilidade é pura balela, quando o primeiro hardware um pouco menos popular ou uma necessidade um pouco mais específica batrer de frente com o pinguim, pronto, janelas de terminais vão abrir e pipocar pro usuário, dar os seus "ls-a", "dir" "mount" da vida.
    Linux é coisa de servidor!
    Já passou da hora da "comunidade" usar seus esforços pra construir um SO moderno, com requisitos atuais atendidos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Affff. mais um ignorante que não entende nada de Sistemas Operacionais, só enxerga o mundinho do Windows, qualidade não é medida pela popularidade, e arquitetura ultrapassada é a da sua Cabeça, pois as distribuições Linux recebem Upgrades completos todo ano fazendo com que ele esteja sempre com as tecnologias atuais antes do Windows, entendeu sua Anta incapaz de usar outro SO que não seja Windows, o problema é você e não o Linux.

      Excluir
  2. Amigão, o Linux já foi assim. Contudo a cada nova versão ele vem melhorando muito. Ainda não está perfeito, concordo, mas hoje ele reconhece a maioria dos hardwares no mercado.

    ResponderExcluir
  3. Sempre quis usar qualquer versão do Linux, mas não consigo entender nada de nada.
    Pode ser até falta de costume, mas não consigo compreeder as sintaxes do programa, nem o sentido dos comandos. Simplificando: Estou tão acostumado com as formas do Windows mostrar sua interface, que não compreendo as palavras lógicas do Linux, mesmo que elas sejam exatas. Fico perdido entre o sim e o não.
    Posso parecer maluco, mas não consigo me encontrar qnd tento usar o Linux.

    ResponderExcluir
  4. PS: Arruma ESSE RELÓGIO PQ ELA TÁ FÓRA DO HORÁRIO DE VERÃO!!!!

    ResponderExcluir
  5. tem q ter um post pra falar do OS da apple.
    Blz...

    ResponderExcluir
  6. Uso os dois sistema (só q não uso o Ubunto.. gosto mais do Mandriva), a funcionalidade dos dois são muito semelhantes (até mesmo gráfica), mas uso somente para trabalhos e arquivamento de varias coisas q uso o linux, por ser mais seguro e mais rápido, porém como o autor falou .... ele tem grandes desvantagens pra quem quer usar varios programas, jogos e etc, por não serem feitos para ele. Mas o novo sistema da Google já possui parceria com a EA e outras empresas que trabalham com softwares e jogos para o seu novo sistema operacional (espero q vaze um pouco para os outras distribuições de linux tbm)

    ResponderExcluir
  7. Bom acredito eu que devemos ver as coisas do ponto de vista de que hoje diferente de outras epocas temos a opção de escolher qual SO utilizarmos em nossos computadores, nao devemos ser tao severos ao decidirmos entre um ou outro sistema, afinal que graça teria se todo mundo gostasse do azul? Bom o que quero dizer é que é logico que para os usuarios domesticos o windows oferece uma facilidade um pouco maior de adaptabilidade aos que tem suas primeiras noções no mundo da informatica, e que para os usuarios mais avançados avidos por pesquisar e descobrir novas coisas o linux é um atrativo ja que visa justamente a flexibilidade e da a opção de deixar o usuario personalizar o sistema a sua maneira.

    Agora falando das experiencias entre um ou outro eu tenho um debian que esta ligado num servidor aqui da empresa ja fazem trez anos, meu windows ja perde a conta de quantas vezes eu formatei.

    ResponderExcluir
  8. Dá para dizermos diferente: Usuários domésticos usam Windows, os mais avançados recorrem ao Linux. Depende da capacidade intelectual de cada um, se adapta mais ao estilo do sistema.

    ResponderExcluir
  9. Hoje a quantidade de Sistemas operacionais cresce a cada dia, e isso é ótimo, uma vez que nós usuários temos opção de escolha. Como eu falei no post, alguns têm a sede de saber como as coisas funcionam, e outros tem a necessidade de apenas obter os resultados. Referente ao pedido de falar sobre o Mac OS, hoje eu não possuo contato o suficiente com o MAC OS para deixar aqui uma opinião formada, mas assim que tiver a oportunidade com certeza voltarei com o tema.

    ResponderExcluir
  10. Concerteza o Linux(Ubuntu) é melhor que windows!
    O windows é popular por muitos criticarem o Linux sem nem mesmo terem usado o mesmo, ja vi pessoas dizendo que o linux é ruim porque tudo o que você vai fazer é em codigos num terminal, R-I-D-I-C-U-L-O as pessoas são acomodadas precisam perder este costume ou ate então usava Windows e a 1 ano uso o Ubuntu sem problemas nem um! Não muda nada de um para o outro(interface) a não ser que o Ubuntu é gratis e praticamente não tem virus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mentira, pra muita coisa vc tem que usar o terminal sim, a menos que vc use o SO só pra acessar a internet.
      Eu SOU usuario do Linux, e ADORO ele. Mas seria hipocrisia da minha parte dizer que ele é melhor.
      Sobre os aplicativos, o contrario tb é verdadeiro, tem muita coisa que o linux tem que o windows não.
      Qual é melhor? simples:
      - Jogos e pacote office : Windows humilha
      - Restante: quase tudo o linux é melhor.

      Excluir
    2. O LibreOffice é muito bom não perde em nada para o office da Microsoft e jogos 90 % roda pelo PlayonLinux, ou seja Linux sempre melhor

      Excluir
  11. Sempre a mesma historia, quem usa Linux sempre manda essa que Linux quem usa é inteligente e quem usa Windows é burro, depende muito do usuario eu não uso Linux pq meu pc é pra jogos e quero aproveitar 100% oq meu hardware pode me oferecer e também os varios programas que não saem para Linux, e claro que Linux quase não tem virus pois 90% dos pc´s usam Windows obvio que qualquer hacker vai querer desenvolver um virus para o Windows pois tera mais chance de ter sucesso, acredito que quando as outras empresas de software e hardware derem mais valor ao linux ai sim a briga vai ser boa, se isso acontecer um dia, mas até lá sem chance para o Linux nos desktops.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não amigo a verdade é que os hackers estão no linux

      Excluir
    2. Se essa história de quem usa Windows é burro fosse verdade, automaticamente todos os gamers seriam burros.
      Pra mim quem quer fazer um texto formatado, e escolhe arbitrariamente o LibreOffice que é burro, kkk - lixo radioativo puro o office do Ubuntu

      Excluir
  12. ta explicado pq o linux não vingara, os programas mais importantes são feitos pra rodar em windows e MAC, ubuntu é deixado de lado no desenvolvimento de softwares

    mas sabe porque fotoshop ou mesmo jogos não são feitos pra linux? é muito simples, eles tem contrato com a microsoft, se eles fizessem estes software pra linux, teriamos um decrecimo de vendas de windows, microsoft daria um tiro no próprio pé!!!

    ResponderExcluir
  13. pau no cu de quem usa linux (y)

    ResponderExcluir
  14. Quer a segurança e rapidez do motor Unix sem abrir mão de programas fundamentais, como o citado Photoshop e o CAD? Compre um Mac (ou faça um Hackintosh)...

    ResponderExcluir
  15. A grande maioria dos usuários que defendem o uso do Windows, são os mesmos que reclamam do preço de sua licensa. Pagar uma fortuna, por um sistema mediano cuja a segurança e confiabilidade beiram o ridículo é no mínimo incoerente. Grande campeão em desktops, porém com mais da metade de suas licenças frias, burladas por keyloggers e hacks para update. Linux além de ser free se mostra um sistema muito mais robusto e confiável e com o Ubuntu a evolução se consolida: Instalação Windows = 40 minutos + o tempo de procura\instalação dos drivers + instalação de programas......Linux = 15 minutos de instalação com rede e tudo funcionando de primeira, basta configurar uma ou outra coisa e a máquina sai rodando. Acredito que, se é tão bom vale o preço, mas pergunto: quem é que paga pra pegar vírus e ter que fazer formatação a cada 6 meses? (sendo otimista, quem usa Win sabe que é assim mesmo). Sistema pago e de confiança é Mac, escrito pra rodar sobre hardware específico; sistema padrão IBM-PC free, de confiança, é Linux. Windows é algo que oscila entre esses dois patamares de forma sofrível.

    ResponderExcluir
  16. Outra coisa: o controle sobre um sistema Linux é tal que, se alguém te enviar ou vc por acaso pegar um vírus, mesmo que este tenha sido escrito pra Linux, o criador do vírus terá que mandar tb as instruções de "como se infectar com ele", visto que o Linux não altera nada no núcleo do sistema (equivalente ao registro do Windows) sem o consetimento e senha do administrador da máquina. Ou seja: só pegará (pegaria) vírus quem o "instalasse por sua própria vontade". ^^

    ResponderExcluir
  17. Linux é bom, mas realmente prefiro Windows para uso pessoal, o Linux uso mais profissionalmente e para recuperar HDs com Windows pipocado bichado, é isso.

    www.megabinarios.net

    ResponderExcluir
  18. Lendo alguns comentários, a gente vê como a internet esta recheada de pessoas ignorantes e desinformadas, ali em cima um tonto diz que quem escreve vírus para windows é hacker, primeiro vai se informar sobre a definição da palavra hacker. Realmente hoje em dia o Linux está muito mais fácil de utilizar, do que a 5 anos atras, inclusive a interface que esse povo tanto defende do W7 já estava disponível em distribuições como Mandriva com KDE 3.5 desde 2004. Esses que tanto defendem o sistema da Microsoft, não pagam por ele, usam uma versão comprada no camelo ajudando a financiar o crime organizado.

    ResponderExcluir
  19. Quando a licença do Linux custar R$ 500,00 ai ele vai ser melhor que o Windows. Até la esquece, é como comparar uma mansão de luxo com um "puxadinho"

    ResponderExcluir
  20. Não gosto nem de Suse nem de Ubuntu e nem da familia Windows. Prefiro o arch por ter controle sobre o sistema.

    Na maquina tenho WinXP, Win7 e o Arch. Por problemas de compatibilidade com algumas ferramentas.

    Agora por experiencia, já instalei ubuntu para usuários leigos e não tiveram muitos problemas com a adaptação e olha que alguns sentiram problemas por o menu de aplicativos estar com outro nome e no topo da tela ao invés do comum do windows.

    Esses mesmos usuários disseram que não foram para o ubuntu, por terem usado outros sistemas linux como (satux, librix, ou outra coisa tosca dessas) e não gostaram.

    ResponderExcluir
  21. Quando o Linux criar um sistema que possa usar o mouse com 2 cliques e ta instalado tudo, será bem mais aceito. A Inovações tecnológicas só deixam o ser humano mais preguiçoso. E em alguns casos, pra não citar vários, "burros digitais da era digital"...Infelizmente tem que acompanhar a tendência para se tornar popular...3 coisas são uteis para grande parte da população digital 1 - Link direto para orkut, 2 - MSN - 3 twitter...Usei Windows por muito tempo, e sinceramente, tô feliz por ter mudado para o ubuntu...Muitos falam mal do linux, mas o Windows aprende é com o Linux.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pior que nem seria difícil fazer isso viu cara... a interface grafica do linux nada mais é que uma interface para a sua linha de comando. E pela linha de comando vocẽ faz o que quizer.
      bastaria fazer aplicações, que ao se clicar nos botões comandos de linha de comandos fossem disparados...
      Mas essa comunidade free software é preguiçosa... A diferença deles para os programadores do windows, o pessoal free software fazem programas para eles proprios utilizarem, e os da microsoft para qualquer pessoa usar. Eu adoro o Linux, mas esse talvez seja seu maior problema... infelismente
      Para mim que sei programar bem esse não é um problema... mas agora imagina meu pai que está começando a mecher no PC agora? o que ele iria achar ¬¬

      Excluir
  22. Roda jogo? Eu disse JOGO ( o pc é meu e eu faço o que eu quiser ), tipo Modern Warfate 2? Black Ops? Tá vai, ao menos o Lego Indiana Jones pros meus filhos? NÃO! Ah tá, fico com o RWINDOWS ( como a comunidade Lixux adora chamar ). Hehehe...

    ResponderExcluir
  23. Não concordo que o Windows seja algo para quem "está atrás de resultados".
    Pessoalmente eu definiria o Windows como um Sistema Operacional que "Just work".

    Quando se trata de Windows pode-se dizer que, desde que os requisitos batam, o sistema vai funcionar, com alguns bugs talvez, mas vai funcionar.
    Quando se trata de Linux, pensa-se em um sistema estável, que raramente fica lerdo ou trava, e que pode ser adaptado a qualquer uso, desde que se possua uma pequena parte de conhecimento ou curiosidade.

    Quanto a suporte de hardware o que ocorre é que alguns fabricantes não acham vantajoso escrever drivers para outros sistemas operacionais que não o Windows. O mesmo ocorre com os programas comerciais mais conhecidos.

    Hoje também uso Dual-Boot, e já usei varias versões de Windows e varias distros de Linux, e hoje acredito que o Linux é superior ao Sistema do tio Bill em praticamente todos os pontos de vista.

    As únicas coisas que faltam para o Linux hoje são o suporte de aceleração gráfica mais decente, que suporte jogos mais potentes, e alguém que convença os fabricantes/produtores de software que vale a pena produzir uma versão para Linux.

    Quanto ao ººKurosaki Ichigoºº, existem sim instaladores de 2-cliques para praticamente tudo que você for usar no Linux, apesar de eu achar isso uma merda. É muito mais fácil entrar numa central de programas do Ubuntu e procurar alguma coisa que faça o que você quer. Desse modo você não tem que ficar procurando o download do bendito aplicativo. Link direto com o Orkut/MSN/Twitter/Whatever é facil de ser arrumado.

    ResponderExcluir
  24. Quem usa Linux, seja qual for a distro, conta sempre com os repositórios online. No caso do Ubuntu, que tem base Debian, usa-se o APT para baixar e instalar programas (conforme a base da distribuição muda-se o gerenciador de pacotes, mas que fazem a mesma\quase mesma função).
    Vantagens dos reposítórios: todos os programas nele disponíveis são compatíveis, atualizados (última versão estável, só usa beta quem quer), de acesso fácil (quem não gosta\não sabe usar o modo texto, pode contar com a interface gráfica pra isso)e de configuração automática. O que isso quer dizer? Instalação no Win: procura o software, confere se é compatível, se é beta ou final, escolhe uma fonte de download confiável, baixa e instala (next,next, finish). Instalação via repositório: escolha o software, mande baixar e use assim que o download estiver concluído :D

    ResponderExcluir
  25. Suporte a aceleração gráfica tem sim, tanto Nvidia quanto Radeon. Além de trazer drivers básicos por padrão na instalação do Ubuntu (neste caso) os fabricantes disponibilizam os drivers Unix\Linux para download em seus respectivos sites caso vc queira desempenho máximo. A diferença neste caso é que o Windows traz os seus próprios drivers básicos (made in Microsoft) para suporte mínimo de vídeo, enquanto o Ubuntu conta com o driver base do fabricante. Caso opte por instalar os divers completos do fabricante, essa instalação deverá ser feita manualmente, coisa rápida e fácil pra qualquer usuário que tenha um pouco de disponibilidade em se soltar das rédeas dos setups prontos.

    ResponderExcluir
  26. A popularidade do Linux varia muito de acordo com a facilidade que o povo de um determinado país tem com a tecnologia. Na Polônia, o Linux roda em 40% dos computadores. Mas no Brasil as pessoas gostam de coisas simples, pacotes prontos de software.

    ResponderExcluir
  27. Depois do Ubuntu,acredito que cada vez mais,novos usuarios Windows migram para o sistema linux,qualquer é capaz de usar o Ubuntu,en algumas tarefas sua praticidade e simplicidade superam o linux!!

    Ao autor:Esta disposto a compartilhar conhecimento?Me envie um e-mail ou acesse meu formulario de contato no Blog.

    Parabens pelo post!

    ResponderExcluir
  28. Linux é melhor que windows e pronto, quem alega o contrário é gado em termos de informática. E olha que estou escrevendo isso no OSX, que também é melhor que o windows, embora não tão bom quanto o linux. Fui claro?

    ResponderExcluir
  29. Uma dia pro calera ai em cima

    Linux roda Modern warfare 2 e Black Ops

    http://www.youtube.com/watch?v=ndjVk_nh4uI

    http://www.youtube.com/watch?v=Yat3DuSRHzo&feature=related

    ResponderExcluir
  30. Cada um usa o que atender melhor a sua necessidade
    Usei o Arch, ja usei slack e debian.
    No Ubuntu instalo milhares de programas com um click apenas

    ResponderExcluir
  31. Eu adoro o Ubuntu, mais respeito os usuários do Mac Os ou do Windows, desde que não venha com "fanatismo". O Linux é bom, carece um pouco de jogos, mais nada que o Teeworlds não supere, ele é estável, cheio de programas bons, pode ser instalado em qualquer máquina: Vai ver, que é possível instalar ele em computadores antigos, mesmo os "em modo texto"...

    ResponderExcluir
  32. Não é nativo, é emulado...

    Hahaha...

    Não adianta cara, jogos bons não foram feitos ( ao menos "ainda" ) para Linux.

    A Steam começou a comercializar a pouco tempo jogos para Mac ( porque será? Será q o Mac conseguiu enxergar o potencial ($$$$) nos gamers? ).

    Pra dizer a verdade, sendo bem sincero, Linux "É" excelente, bem legal, mas Brasileiro é Brasileiro, sem cultura e que gosta das coisas fáceis ( grande maioria, não adianta discordar ).

    Grandes montadoras resolveram "adaptar" os seus carros à 'necessidade' Brasileira ( isso significa que eles abriram mão de itens de fábrica aos quais os Brasileiros não dão importãncia ) para poder competir melhor e obter uma faixa melhor no mercado Brasileiro.

    Quem nunca conheceu algum estúpido que ao comprar um carro 'zero', preferiu comprar a versão mais barata ( também pelos impostos e juros a pagar ) deixando de mão itens de conforto e segurança. E saindo o seu 'zero', já vai e mete logo 2 mil de roda e mais mil de som no 'zero'? Nunca conheceram ninguém assim?

    A questão é: se nós Brasileiros gostamos de facilidade ( o tal next next next finish ) e o que importa é o que a grande maioria 'quer', porque a comunidade não revê o conceito e entra pra valer no gosto da galera? Porque? Porque não somos programadores e não sabemos o quanto é difícil fazer isso funcionar desta maneira? Cara, lamento, mas quem não está disposto a parar, rever e se preciso 'recomeçar', não pode dizer que FAZ O FUTURO, mas sim impoe o seu futuro.

    Pensem e repassem, perguntem a si mesmos 'se continuar assim, vai dar certo? Vai funcionar? Vai ser aceito?

    Mais cedo ou mais tarde alguém vai ter que pensar nisso ou, vem algum outro com o mesmo ideal, mas faz diferente e acerta...

    Abraço e boa sorte.

    Pensem, pensem...

    ResponderExcluir
  33. Pessoal, desculpe estar um pouco ausente durante os comentários, acontece que eu trabalho e só tenho tempo de ver o andamento do blog a noite. Continuando...
    Tenho visto o Linux se desenvolver muito nos últimos anos, e a questão de jogos e softwares compatíveis com o sistema é um problema que aos poucos já vem sendo resolvido.

    ResponderExcluir
  34. Caro Doug,

    Vi que tentou acessar meu Blog,se quiser conversar pode entrar em contato pelo e-mail: contato@symbiandownet.com.br,percebi que o formulário do blog não estava funcionando!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  35. Caras eu sempre tive um pensamento sobre esse assunto. Quer jogar fazer uma playstation no pc? use o Ruindows. quer ficar livre dos problemas do windows usar a net numa boa use o Linux. apesar de que hj em dia as coisas andam mudando e tendem a mudar mais ainda. Obviamente que se a adobe fizesse seus programas de graça nimguém usaria windows nem o OS, pra que pagar 800 conto no pacote se tem de graça? bem é assim que funciona a adobe recebe pra fazer pro sistemas operacinois e ponto final. E por fim gosto cada um tem o seu não adianta ficar brigando, se eu gosto disso ou dakilo no máximo posso dar minha opinião obg.

    K' du mal

    ResponderExcluir
  36. Querem ver muitos o muitos usuários migrarem do windows para o linux ? É só a MS fechar de vez as portas da pirataria, lei do cão, c não pagar o windows não funciona...
    ai o camarada pensa, é ruim mais é de grátis...
    Quer ver a MS matar o linux de vez ? É só fazer bem baratinho, tipo 20 reais pra legalizar e pronto.

    ResponderExcluir
  37. Não tem nem comparação isso...Se vender barato o Win magicamente passa a ser bom? Windows superior a Linux no que? Só um ponto pode ser apontado? Não vale game, pq game não é merito do sistema e sim das produtoras que não veem motivos para agregar seu produto a um sistema gratuito. Existe a ideia errada de que usuario de sistema free não pagaria por jogos proprietários, o que não é verdade, sendo que se vc compra um jogo, vc exige qualidade ou seu dinheiro de volta. O que a MS fez foi se lançar como pioneira, só isso. Tempo de casa não garante qualidade e o Windows mesmo depois de tantos anos de mercado, na vanguarda dos SO's, peca em requisitos básicos (estabilidade por exemplo) e é superado em muitos outros aspectos por sistemas gratuitos ou mesmo pelo sistema MAC que é pago mas com qualidade muito superior a do seu concorrente. A MS conseguiu a façanha de criar um S.O "novo" pior que seu antecessor (Vista vs XP) e depois relançou a mesma atrocidade virtual, com as implementações que deveriam ter dado certo antes, incompletas e com visual bonito =/ (7 vs Vista). Só joga "emulado" no Linux quem parou no tempo ou não teve boa vontade de aprender o básico. Sistemas diferentes, maneiras diferentes de usar, só isso. Claro que o ideal seria que as produtoras fizessem versões nativas, mas mesmo as de Win podem rodar no Linux, sem emular nada, só na tradução da API do Win. Existe hoje em dia um conjunto de bibliotecas nativas do Linux que fazem a mesmo função do Directx, com a vantagem de contar com o gerenciamento de hardware superior que o Linux possui. Não precisa ser programador nem ser um "nerd hardcore" para fazer funcionar, basta um pouco de leitura e boa vontade. Acredito que seja um preço pequeno a pagar para ter tudo funcionando num sistema que vai sempre te servir e não precisará ser comprado de novo, com visual novo apenas e sem qualidade real, daqui a 3 ou 4 anos.

    ResponderExcluir
  38. O linux só não se compara ao window sem termos de jogos. Como as indústrias de jogos não estão viradas para o open source o linux é realmente inferior. De resto superior em tudo o resto. E para quem fala que o linux dá sempre problema com o hardware é pura treta. O linux é o sistema operativo com a maior compatibilidade em termos de dispositivos de hardware. No que diz respeito à usabilidade o ubuntu é bastante superior ao windows, é mais estável e robusto. Eu também tenho o windows, minix, freebsd, backtrack, tudo em máquinas virtuais e corre tudo que é uma maravilha. Tenho um computador com linux que nunca foi formatado e um servidor que está ligado há três anos.

    ResponderExcluir
  39. Linux é bom para brincar (não com jogos mas) aos sistemas operativos. Se a sua intenção é fazer disso um passatempo e está com vontade de experimentar distros atrás de distros - quase todas elas iguais e copiadas umas das outras - e não tem que produzir efectivamente coisa alguma, então, força, divirta-se com o Linux.
    Se, pelo contrário, você depender da fiabilidade do sistema operativo para trabalhar e não quiser correr o risco de ligar o computador e encontrar um erro qualquer absurdo no grub ou noutra coisa qualquer, então, amigos, nem hesitem: o Windows é a escolha certa.
    Esta é a pura verdade e falo com conhecimento de causa. Após vários anos a dar oportunidades a Debians/Ubuntus, Opensuses, Mandrivas, Fedoras, etc. eu JAMAIS encontrei a tão propalada estabilidade dos sistemas Linux. Pelo contrário, eles são altamente sensíveis e melindrosos, qualquer instalação mal sucedida de uma aplicação pode provocar o desabamento do sistema e o usuário nem é mais capaz de logar no boot seguinte.
    Eu adoraria que não fosse assim e que existisse uma alternativa real e gratuita aos sistemas operativos da Microsoft, que também não estão isentos de falhas, naturalmente. Porém, isso é algo que ainda está muito longe de acontecer.
    O Linux tem e continuará a ter problemas de compatibilidade de hardware, falta de drivers ou então drivers pouco desenvolvidos e que não garantem o mesmo desempenho que no Windows, softwares que dependem do contributo, boa vontade e tempo livre de alguns, poucos, programadores generosos, mas que também nunca chegam a alcançar os níveis de excelência de produtos financiados e profissionais.
    Lamento, mas a maioria das distros Linux estão cheias de bugs, não conseguem fazer uma gestão eficiente de energia, provocam sobreaquecimento dos equipamentos, a conectividade à internet via wireless é muitas vezes inexistente ou instável, a versão do flash player para windows é um desastre, shockwave nem sequer existe, e por aí fora. A lista seria infinita. Mas eu sei muito bem que, depois de mim, virá um defensor do Linux todo indignado dizer que NUNCA teve UM ÚNICO problema em rodar Linux nos seus 10 PCs e 20 Laptops...

    ResponderExcluir
  40. Linux vai dominar tudo isso só é questão de tempo.

    ResponderExcluir
  41. aproveitamento do windows= jogos e mais jogos.
    quer usar windows é escravo do império da microsoft.

    ResponderExcluir
  42. Muito interessante... Quem usa Linux é inteligente, mas quem usa Windows é burro! Por aí já dá para perceber quem é mais inteligente...rs. É só se atentar para o português dos usuários do Pinguim...

    ResponderExcluir
  43. o linux só serve pra compesar os erros do windows, quando vc quer fazer uma coisa e ñ consegue fazer no windows, recorre ao linux q é sem dúvida o segundo melhor, na verdade é bom ter os dois mais se tem q escolher só um, sem dúvidas é o windows, foi criado pelo maior gênio da informatica ñ tem cara q consegue falar a língua dos computadores como ele, o linux tá muitos anos luz atraz da metade do q é o windows, o windows nunca deixarar de ser o nº 1.

    ResponderExcluir
  44. Muito interessante seu post Doug, gostei bastante de sua analise, apesar que sempre vou preferir Windows!

    Menino Nerd - http://meninonerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Acho que se o windows é o sistema dominante não é necessariamente por ele ser o melhor e sim porque todo e qualquer software é feito pensando só e tão somente no windows, como se não existissem outros sistemas operativos além do windows. Nunca utilizei mac os x, mas , pelo pouco que vi dele, achei-o muito mais fácil de usar do que windows. Acho que se pelo menos os software profissionais estivessem disponíveis para linux o número de utilizadores com certeza seria muito maior, porém, sabemos que a microsoft jamais admitiria que a concorrência ampliasse o número de utilizadores, ela sempre dará um jeito de impedir o crescimento dos seus concorrentes.
    Este monopólio que a microsoft tanto defende e que muitos adeptos do sistema das janelas também defende com garras e dentes não é tão benéfico quão parece, mas , no mundo capitalista em que vivemos quem tem o dinheiro, tem o controle e quem tem o controle tem o poder.

    ResponderExcluir
  46. Vixi é muita treta, vixi!!! (Alguns são como ateus e outros como religiosos, querendo IMPOR seus devidos segmentos!)

    Desde de que a raça humana criou o sistema monetário (mais especificamente, alguns seres humanos!), o dinheiro passou automaticamente a se tornar a coisa MAIS importante (ou tb a segunda mais ou terceira). Enfim, é muito notório que o que move o sistema da Microsoft é o dinheiro! Afinal você paga para poder USAR o sistema, paga a licença definitiva ou RENOVAÇÃO de outros softwares que venham a complementar o sistema (só os softwares multi sistema operacionais que se salvam, são magníficos). E olha que interessantíssimo, nem venha me dizer que você que defende o Windows realmente pagou pelo seu USO, a GRANDE maioria baixa um cópia pirata não só do Windows, mas de todos os outros softwares... bom mas isso não vem a ser importante agora!!! Já os sistemas operacionais baseados no Kernel do simpático Tux, fazem 'exatamente' as mesmas coisas que o Kernel do Windows ou UNIX (ou qualquer outro que venha a surgir) faz! É responsável por passar as ordens o sistema para o Hardware. O Kernel do Linux é uma estrutura tão FLEXÍVEL e SEGURA que é utilizado em mais dispositivos do dia-a-dia que você possa imaginar tirando o ANDROID, alguns TRENS autônomos e sistemas de AVIÕES (No dia em que o Windows for utilizado como sistema de um avião, ele cairá) (Inclusive se um Alienígena quiser usar o Linux ele irá aprender e usar e pronto!!!).
    Resumindo de maneira bem direta, vocês são todos IGUAIS, utilizam sempre os mesmos programas, a mesma interface gráfica, são cópias pirateadas uns dos outros. Citando minha pessoa agora, acredito que NÓS podemos fazer muito mais do que ficar discutindo. Utilizo o Linux, principalmente pelo FATO de ele ser para TODOS, de todo lugar do mundo, qualquer idioma, qualquer plataforma. Percebem, apesar de termos a mesma 'herança', somos diferentes por natureza, nós queremos sempre MAIS, somos mutáveis, não precisamos de injetar dinheiro para nada, nossa evolução é de maneira geral, natural.. e não forçada. Você que usa sistema X, continue a usar sistema X, e vc que usa Y, continue usando Y.

    Acima citei alguns FATOS, que mesmo que vocês não acreditem são fatos.
    Por fim, o que posso dizer é que...
    "Quando VOCÊ MUDA,TUDO MUDA e se você não está disposto à mudar, nada mudará!"

    ResponderExcluir
  47. Sistema operacional não serve pra nada, nem Linux nem Windows. O que faz todas as tarefas são os aplicativos. Pra navegar, fazer download, gravar dvd e cd, editar vídeos, escrever texto, etc... são os programinhas que fazem, não o sistema operacional sozinho.
    A grande vantagem do Windows é que ele tem 1000x mais aplicativos para ele do que o Linux, e cada um deles tu instala dando dois cliques, sem problema, isso se ele precisar de instalação, pois tem muitos portateis. E tu consegue instalar um programa novo numa versão antiga do windows, ex., instalar o Firefox 31 no XP com dois cliques, agora tente fazer algo similar no Linux. O linux tem prazo de validade curtissimo, eu instalo o Ubuntu e tenho que todo ano ficar formatando, istalar e configurar tudo de novo! Quando instalei o XP, instalei uma só vez, nunca precisei formatar nem instalar de novo, nunca entrou vírus naquela joça, nem tive problema de travamento, desempenho muito bom, o contrário do que dizem.
    Mas o Linux tem sua vantagem também, quando quero vasculhar a internet atras de um filme raro, música ou cd raros, eu vou acabar topando com vírus. Então pra fazer a procura, eu vou de linux. Mas, na hora de gravar o cd ou dvd, editar etc., eu nunca consigo deixar do jeito que eu quero no Linux, então tenho que logar no Windows para tal. Por causa dos aplicativos, não o sistema.

    ResponderExcluir