quinta-feira, 21 de abril de 2011

Construa seu próprio projeto com Arduino

     Aê galera. Devido alguns problemas com a minha operadora, passei um tempo sem Internet, e consecutivamente sem atualizar o blog. Mas agora 
estou de volta.
 Por volta de 2 meses atrás resolvi desenvolver um projeto de eletrônica apenas por diversão, a princípio pensei em construir o meu projeto utilizando microcontroladores PIC. Após algumas pesquisas na Internet sobre projetos com PIC acabei sem querer conhecendo o Arduino. Após comparar todos os prós e contras resolvi que meu projeto terá como base o arduino.
 Vamos então explicar o que seria o Arduino.
 O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source, que se baseia no uso de hardware e software flexíveis e fáceis de utilizar. O Arduino nasceu na Itália com o intuito de interagir em projetos escolares, contudo hoje ele é praticamente uma das principais referências em hardware livre, e sua utilização não é mais utilizada apenas em projetos escolares, muitos designers, projetistas e até mesmo engenheiros utilizam o Arduino em seus projetos.
 O Arduino é basicamente essa plaquinha que você vê abaixo.

 Sua placa consiste em um microcontrolador Atmel AVR de 8 bits, com componentes complementares para facilitar a programação e incorporação para outros circuitos. Um importante aspecto é a maneira padrão que os conectores são expostos, permitindo a placa principal ser interligado a outros módulos expansivos, conhecidos como shields.
 Os Shields, como são conhecidos, são placas adicionais que podem ser incorporadas a placa principal e com isso atribuir novas funcionalidades ao seu projeto, como por exemplo, comunicação Ethernet, GPS, controle para sensores e servo motores, transmissão RF, enfim, devido a sua natureza open-source existem vários colaboradores no mundo todo desenvolvendo mais e mais dispositivos compatíveis com o Arduino.
 Você pode estar se perguntando, qual a graça então de fazer um projeto com placas que já chegam prontas?
Na verdade a placa já vem pronta, só que de forma bastante genérica. Você vai dimensionar como as portas de saída vão se comportar aos estímulos recebidos nas portas de entrada, por exemplo com uma mesma plaquinha você pode fazer um carro autônomo que desvie de obstáculos ao receber o sinal dos sensores infravermelhos ligados nas portas de entrada, ou então pode fazer um braço mecânico com servo motores que são controlados por você mesmo através do computador, ou ainda pode colocar um shield de comunicação wi-fi e fazer seu próprio aeromodelo controlado pelo seu computador, ou ainda se quiser você pode dispensar o seu computador e criar um controle remoto com uma segunda placa de arduino que envia comandos para o aeromodelo, enfim, as possibilidades de projetos são enormes, e a cada dia surgem novos projetos e novos adeptos a esta plataforma.
 Como a plataforma arduino é open-source, existem diversas variedades dessa placa feita por diversos fabricantes, ou até mesmo criadas caseiramente por usuários. Em geral esse modelos de placas são compatíveis entre si, e entre os shields existentes. Abaixo vou mostrar alguns desses modelos.

Arduino Uno: Um dos principais modelos do próprio fabricante arduino.

Site: http://www.arduino.cc/en/Main/Software





Seeduino: Comercializado pela seeed studio. Compatível com os shields do arduino. Inclusive com shields próprios da seed studio.



Site: http://www.seeedstudio.com








Netduino: Outra variedade do Arduino. Também compatível com os demais.

Site: http://netduino.com/







Severino: Arquitetura baseada na plataforma arduino, desenvolvida por brasileiros.

Site: http://arduinotutorial.blogspot.com








 Além das placas principais onde fica o microcontrolador, temos também os shields, que são placas que adicionam funcionalidades extras ao se projeto, como por exemplo, conexão bluetooth, ethernet, cartão SD, sensores e muitos outros. Abaixo segue apenas alguns dos muitos shields existentes.


Ethernet Shield                                                                           











                                                                       Gps Shield  

                                                                                                                       
                                                                                                                         Sensor Shield





















Exemplo de montagem utilizando diversos shields em uma placa arduino.
 Já comprei meu arduino, infelizmente aqui no Brasil o preço é meio salgado, por isso comprei o meu no ebay, assim que chegar e eu aprender a programá-lo colocarei aqui os vídeos dos projetos que eu for fazendo.
 Até lá colocarei mais novidades e informações sobre essa plataforma que está me deixando viciado. Até a próxima.

 Veja também: Primeiro contato com o Arduino. 
                      Ótimos exemplos de projetos com o Arduino

17 comentários:

  1. Eu fiz um projeto na faculdade uma vez com uma placa dessas, e posso dizer que é muito legal. É muito simples e gostoso de programar. O resultado então... nem se fala.

    ResponderExcluir
  2. Tbm comprei pelo ebay o meu, comprei um kit com fios, lcd, adaptador 9v e cabo usb, saiu R$80,00...
    ja fiz muita coisa com minhas turmas de robotica...

    ResponderExcluir
  3. Daaale doug!
    Teu link tá no ocioso,velho
    hiushiaushiusah!
    Interessante mesmo,cara.

    ResponderExcluir
  4. nossa vlw por postar no ocioso. tava querendo um Blog desses pra mim aprender mais sobre computação.

    o blog ta muito bom parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. orra massa isso aew, bem interesante. mostre mais sobre esse arduino ai. como funciona. podia faze um video de como é o funcionamento disso :D

    ResponderExcluir
  6. alguém tem o link de onde faz a compra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor local para comprar é o Ebay. Precisa desenrolar um pouco de inglês, mas nada que o tradutor do google não resolva. Os preços no ebay são mais em conta.

      Excluir
    2. quero começar e queria fazer um projeto ligar lampadas e fechaduras. saberia me listar o que preciso comprar?

      Excluir
    3. Cara, você precisa do Arduino. e relês. os relês precisam trabalhar com entradas de baixa tensão, de preferência 5V, e saídas de altas tensões e corrente, algo em torno de 110/220 V e 1 ou 2 A.

      Excluir
    4. ola galera eu faço botload no atmega 168 e o 328

      Excluir
  7. gostaria de saber mais sobre utilizaçao do arduino e projetos de vant, sera que funciona? espero resposta positiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi muito bem. O que seriam projetos de vant?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  8. Estou querendo fazer um projeto usando o arduino mas estou sem tempo onde posso encontrar ajuda para fazerem pra mim?

    ResponderExcluir
  9. Fala Renato Menezes beleza?
    ei cara seria legal você mesmo fazer o projeto pra conhecer o código e se familiarizar... você encontra códigos prontos para cada item, conhecendo um pouco você modifica de acordo com o que você quer que ele faça entende?
    abraço

    ResponderExcluir