sábado, 2 de outubro de 2010

Engenharia de Telecomunicações. Áreas de Atuação.

 
 
    Recentemente vi um comentário em uma rede social falando sobre o curso de telecomunicações, um dos membros falou que não existe oportunidades para profissionais nesta área. Recentemente também uma colega minha de curso me disse que estava pensando em mudar de curso pois ouviu um outro aluno falar que já estava concluindo o curso de telecomunicações e não tinha perspectiva sobre oportunidades de trabalho na área.

 Como assim? Será que esse povo vive no mesmo mundo que eu? O mercado de tecnologia é o mercado que mais cresce a cada ano, telecomunicações e informática são as principais motivadoras deste mercado. Recentemente tivemos uma crise financeira global, e vejam só, o único mercado que não houve demissões significativas, pelo contrário, continuou contratando mais e mais foi o mercado de tecnologia. Veja aqui
 Vamos lá, vamos fazer uma breve análise. Praticamente todas as áreas de atuação hoje estão se informatizando. Desde Grandes indústrias, até pequenas empresas construídas por microempresários. E toda esse processo de informação precisa trafégar de alguma maneira. E é justamente ai que atua o engenheiro de telecomunicações. A idéia restrita que o engenheiro de telecomunicações trabalha apenas com telefonia é algo que infelizmente muitos acreditam. A área de atuação para esse profissional vai muito além do ramo de telefonia. E onde o profissional de telecomunicações pode atuar? Ok, vamos ver então as áreas disponíveis:


  •   Telefonia: O clássico. 90% das pessoas que começam o curso de telecomunicações só enxergam a possibilidade de trabalhar nesta área. Temos hoje diversos segmentos na área de telefonia.
  •  Telefonia Fixa: Na área de telefonia fixa o engenheiro pode trabalhar nas principais operadoras, OI, GVT, Telefônica, Embratel... Enfim, uma infinidade. Hoje o mercado de telefonia assim como vários outros estão terceirizando serviços, ou seja, além de poder trabalhar na operadoras o engenheiro também poderá trabalhar nas empresas terceirizadas, que são inúmeras. Com o plano do governo (PNBL) de atender com banda larga todos os municípios brasileiros esse mercado só tende a crescer. Veja Aqui.   Um mercado que só vai acabar quando deixar de existir a necessidade de comunicação, ou seja, nunca.
  •  Telefonia Móvel: Hoje no Brasil cada estado conta com pelo menos 3 operadoras diferentes de telefonia móvel. A quantidade de celulares por pessoa só tende a crescer a cada ano, além de dar manutenção nas redes de telefonia já existentes existe a preocupação de expandir as mesmas.Sem falar na dinâmica de mudanças de tecnologia, 3G, 4G. Ou seja, existe oportunidades tanto dentro das operadoras, como mais uma vez em suas empresas terceirizadas.
  •  PLC: Recentemente a Anatel junto com a Aneel legalizaram o uso da tecnologia PLC, que é a tecnologia que utiliza a rede elétrica como meio de comunicação para banda larga Veja Aqui. Comercialmente esta tecnologia ainda não está funcionando, porém empresas como a TIM já estão estudando a possibilidade de oferecer o serviço Veja aqui. E estudos na área como o da Universidade de Pernambuco já tentam implementar esta tecnologia. Veja o Vídeo
  •  Transmissão de rádio e TV: O engenheiro de telecomunicações pode atuar também com transmissão em emissoras de rádio e televisão. Emissoras de Tv´s abertas, Tv´s a cabo, transmissão via satélite, Tv digital, Tudo isto envolve por trás um engenheiro de telecomunicações.
  •  Servidores de Rede: O profissional de telecomunicações pode atuar também com configuração de redes de computadores e servidores e projetos de cabeamento estruturado. Uma certificação CISCO é essencial para se destacar nesta área. Hoje toda grande empresa, e muitas médias e pequenas empresas também, precisam de seu próprio profissional de TI monitorando sua rede e dando suporte para evitar a parada das máquinas e perda de produção. Além  do profissional poder trabalhar nos próprios fabricantes destes equipamentos, empresas como a própria CISCO, 3COM, Huawei e outras contratam profissionais para dar suporte a seus clientes.

     Para os que preferem a chance de um emprego público existe a possibilidade de prestar concursos para ANATEL, SERPRO, INFRAERO, ANAC,  com a volta da TELEBRÁS pode voltar a existir concursos para a mesma. Exército, Marinha e Aeronáutica geralmente precisam deste profissional. Polícia Federal e ABIN também abrem vagas em seus editais para este tipo de profissional.





      Hoje existe uma infinidade de equipamentos e tecnologias na área de telecomunicações, e para algumas empresas não basta que o profissional tenha apenas um diploma de graduação, as empresas precisam saber se o profissional é expert em determinada área, e qual a melhor maneira de provar isso? As certificações. Uma certificação nada mais é que um documento emitido pela própria fabricante de determinado produto atestando que pra ela você é habilitado a dar suporte e ou manutenção em sua tecnologia. Isso sem dúvidas pesa muito a favor do profissional na hora da contratação. E quais são as principais certificações para um profissional de telecomunicações? São inúmeras, isso vai depender de qual especialização você vai querer seguir, vou citar algumas delas.

    • CISCO: Como falei acima talvez a certificação mais conhecida na área de telecomunicações. Necessário pra quem quer seguir na área de Redes. Existe diversos níveis, CCNA, CCNP...  Veja aqui as principais academias CISCO no Brasil. Para quem reside em Recife, escolas como a POLI- UPE e o Senai também preparam para obtenção desta certificação.
    • LINUX: Hoje no mercado muitas empresas estão adotando sistemas Open source em seus computadores , e o Linux vêm se popularizando entre as empresas privadas e principalmente Públicas. A certificação em Linux chama-se LPI, e existe atualmente 3 níveis, LPI-1, LPI-2 e LPI-3.  A Fuctura possui um excelente preparo para obtenção desta certificação.
     Bom essas não são as únicas certificações que existem, mas posso dizer que aqui em Recife são as mais solicitadas para profissionais da área.

     Bom espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas sobre a área de telecomunicações.



    Veja também: Banda Larga Pela Rede Elétrica



    27 comentários:

    1. É impressionante como existem pessoas que utilizam dessa artimanha de amedrontar a concorrencia, dizendo que não vê perspectiva de trabalho e tal... Barão, se você esta terminando o curso de Tele, não venha me falar que você não vê trabalho na área... Tenho cara de otário? ;p
      No mais é isso ai Doug, ótimo post! :D
      vlw

      ResponderExcluir
    2. A Doug, em são paulo já existe a possibilidade de banda larga atravez da rede elétrica.

      ResponderExcluir
    3. Serio Falcão? Eu não sabia que São paulo já disponibilizava banda larga pela rede elétrica. Você sabe informar qual a empresa que disponibiliza pra eu dar uma pesquisada? Valeu.

      ResponderExcluir
    4. Poxa vida... Em pensar que eu realmente queria mudar de curso. Agora, aconteça o que acontecer, Engenharia de Telecomunicações na cabeça! Valeu pelos esclarecimentos Doug.

      ResponderExcluir
    5. Aew Aninha, você foi citada no post. Espero ter te ajudado.

      ResponderExcluir
    6. Bom Artigo...Parabéns !

      ResponderExcluir
    7. Ae Doug!
      da uma olhada ai barão :D
      http://mentevaziaeoficina.blogspot.com/2010/03/servico-de-banda-larga-via-rede.html
      abraço

      ResponderExcluir
    8. Ajudou muito... E não só a mim, ao resto do pessoal que tava com medo ne!! xD Valeu!

      ResponderExcluir
    9. Gostaria de acrescentar a quem leu o post, as áreas de atuação podem ir além de todas citadas acima. O curso propicia ao aluno contato com diversas disciplinas dentro de disciplinas, cabe a cada um interessado apronfudar-se na área. :]
      Obrigado pelo texto!

      ResponderExcluir
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    11. Victor, valeu por lembrar que ainda existe essa possibilidade, cada disciplina no módulo profissional é uma especialização que se pode seguir profissionalmente, desde que exista a vontade de se especializar em determinado assunto.

      ResponderExcluir
    12. Bem, eu estava com um medo enorme..Eu vou prestar 2 vestibulares pra Telecom.. e já tinha lido em algumas comunidades, pessoas reclamando do mercado.. que estava defasado.. e que na verdade um eng. nunca era contratado como eng. e sim como analista .. ou algo desse tipo.. mas mesmo assim eu coloquei telecom.. o.O vou prestar UpE e UpE seriado...

      ResponderExcluir
    13. Amigão, se você está certo que quer ser um profissioanl na área de telecomunicações, não há o que temer. E na UPE o curso é Engenharia Elétrica/Telecomunicações, você também vai poder atuar na área de elétrica.

      ResponderExcluir
    14. no douglas gostei bastante do seu blog
      precisava desse tema para o trabalho e consegui sou um futuro eng. de telecom
      parabens pelo blog

      ResponderExcluir
    15. Valeu. A idéia do blog é justamente essa, colocar assunto atualizado para estudantes e profissionais da área de telecomunicações e engenharia.

      ResponderExcluir
    16. Oi Galera, Oi Doug! Estou no 3° período de Economia e estou fazendo transferência para Eng. Semestre que vem já espero estar na Eletrônica e Telecomunicações, que é oferecido pela Puc Minas.
      Estou confiante que o mercado está em ascensão devido ao avanço em TI e etc. Estou pesquisando freneticamente assuntos desta área e do curso. Se puderem me ajudar recomendando websites e contando um pouco da experiência de vocês com o curso, fico grata!
      Valewww!
      Yula Chaves

      ResponderExcluir
    17. Yula, a princípio o curso é muito cálculo e física. Depois você vai ver cadeiras como eletrônica, Eletromagnetismo, circuitos elétricos, sistemas microprocessados, redes de computadores, propagação magnética, um pouco de programação entre outras. Dependendo de como for a grade da sua faculdade você vai poder no ciclo profissional se especializar em algum segmento de telecomunicações, redes, telefonia, TV.
      A vida de um profissional em telecomunicações é correria pura portanto se você têm planos de trabalhar dentro de um escritório talvez se decepcione um pouco, pois normalmente só depois de você chegar a um nível gerêncial você vai ter a regalia de trabalhar interno( e olhe lá), se você gosta de viajar certamente terá várias oportunidades. Como a tecnologia está sempre mudando é bom você gostar de estar sempre se atualizando pois os que não se atualizam vão ficando pra trás e recebendo os menores salários.
      Gosto muito de ver esses sites abaixo pra me manter informado.
      http://www.telecom.org.br/
      http://www.teleco.com.br/
      http://www.inovacaotecnologica.com.br/index.php
      Boa sorte na sua decisão.

      ResponderExcluir
    18. Obrigado pela resposta!
      A maioria das pessoas por aqui trabalha na área em SP?? Pelo que eu estou vendo é o mercado mais aquecido e que paga os melhores salários. Aqui em BH temos GVT, Embratel que são fortes em Telecom, mas eletrônica não vejo um mercado aquecido.Quem mora em SP ai espero dicas de mercado.
      Abraços.

      ResponderExcluir
    19. Vlw cara..! fui aprovado na UPE.. nao foi nos 2 vestibulares.. mas o que importa é que estou dentro..! já perdi o medo de arriscar na area de Telecomunicações.. como postei anteriormente " como anônimo"... tenho certeza do que quero agora!

      ResponderExcluir
    20. O problema éh que no Brasil as vagas para Eng. de telecom se concentra principalmente no sudeste... Então quem mora em outras regiões acabam tendo que trabalhar em outros setores por falta de vaga na nossa área. Atualmente trabalho como desenvolvedor Java, mesmo estando no 8 semestre de eng. de telecom. n conseguir nenhum estágio na área... =/

      ResponderExcluir
    21. Regi parabéns. O Brasil está se desenvolvendo bastante, e com a Copa chegando eu acredito que esse profissional vai ser muito solicitado.

      ResponderExcluir
    22. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Fora que, por ser na área de TI, não é impossível, para quem queira, trabalhar na área de desenvolvimento, dos mais diversos, dos sistemas operacionais e protocolos de rede aos microcontroladores... ao longo do curso podemos nos apaixonar por várias coisas/áreas, já que invariavelmente o curso é muito rico. A citação foi de cunho pessoal, pois essa área (como tudo mais no curso) me interessa muito. Na verdade as possibilidades são infindas, depende do que você queira fazer com o conhecimento que você adquiriu. E se você tiver uma veia para o empreendedorismo, a criatividade é o seu limite, pois muitas universidades/institutos, como o que estudo, dão oportunidade pra isso.

        Excluir
    23. Como O lord Cleiton falou , emprego certo só existe no sudeste aqui no nordeste é um sacrifício para entrar no mercado tem que ter um "QI" muito bom, estou no último semestre de eng de telecomunicações e não arrumei estágio.

      ResponderExcluir
    24. Valeu gostei muito pelo o que está escrito no blog algumas coisas inovadoras, então eu faço esse curso de eng telecomunicações e nunca trabalhei na área e como se trata de um curso novo tem poucas coisas que se acha navegando na internet.

      Foi bom saber dessas certificações, e também acho que tem bastante vagas no mercado de trabalho das quatro engenharias que tem na minha faculdade a de telecomunicações é a que tem mais oportunidade de emprego.segundo os professores que conversei.

      ResponderExcluir
    25. Bom dia Gente, Gostaria da Ajuda de vocês !e um Trabalho pra hoje , Sobre energia De Telecomunicação, Oque ela É ?
      E o Que faz ?
      Ajudem Por favor

      ResponderExcluir