O intuito desse post é mostrar como esconder um arquivo dentro de uma mídia de áudio, pra ser mais preciso, como esconder uma mensagem( ou outro arquivo qualquer) dentro de uma música em formato .WAV.
Depois de muito procurar, constatei que encontrar ferramentas de esteganografia para a plataforma Linux é bem mais fácil que para a plataforma Windows. Porém, tendo em vista que cerca de 90% dos visitantes do Blog utilizam a plataforma Windows, resolvi procurar mais e finalmente encontrei 2 softwares que prometiam esteganografar arquivos dentro de arquivos .WAV.
Após testar o primeiro surgiu um grave problema. Os arquivos depois de esteganografados ficaram inconstantes e travaram alguns dos reprodutores de áudio que tenho aqui para testar, entre eles o Windows Media Player e o Winamp. Logo o primeiro software foi descartado.
Em seguida comecei a testar o segundo software. Logo no começo o programa já começou a me impressionar, ele além de fazer esteganografia promete também criar e identificar marcas d'água. Não testei ainda como ele procede com as marcas d'água, talvez seja assunto para outro post, porém na questão de esteganografia o software se saiu muito bem. Outra vantagem do software é a Interface que como falei acima é bastante prática.
Bom, vamos deixar de conversa fiada e partir para o que interessa. O nome do software e OpenPuff e você pode fazer o download dele aqui.
Utilizando o programa...
A utilização do software é bastante simples. Após você descompactar o arquivo puff.rar entre na pasta e procure o arquivo OpenPuffv200.exe e execute-o, não é preciso instalar. Após você dar os dois clicks no arquivo a seguinte tela aparecerá.
Selecione a opção "Hide", que significa esconder para poder passar para o painel de controle do programa.
Feito isso a seguinte tela será exibida.
Nos campos,
(1) Insert Password e Insert Again: deverá ser colocado a senha para segurança da informação a ser escondida, a pessoa que quiser extrair a mensagem de dentro da música deverá conhecer a senha.
(3) Carrier selection: Aqui vai ser adicionado através do botão "Add" o arquivo que você vai usar como "mula", ou seja o arquivo que vai mascarar a mensagem secreta que você não quer que ninguém saiba que existe. No nosso caso vamos trabalhar apenas como extensão .WAV. Note que no exemplo foi colocado a música revelação.wav.
(2)Data: Neste campo será colocado o arquivo confidêncial, que vai ser enviado dentro da música afim de que passe desapercebido. Através do botão "Browse" você vai procurar em seu PC o arquivo que quer enviar.
(4) Bit Selection Option: Neste campo você vai selecionar como vai ser dada a taxa de bits no processo de esteganografia do arquivo dentro da música. Lembrando que este fator é muito importante porquê aumenta o nível de segurança. Se você tiver a senha, mas não souber em que taxa de bits o arquivo foi escondido, não será possível extrair o arquivo corretamente de dentro da música. Clique na opção Wave conforme a imagem abaixo.
A Caixa vai expandir e você vai ter uma lista das opções de taxa possíveis. As taxas têm 7 opções que variam entre Mínimo e Máximo.
No vídeo abaixo eu mostro todo o processo para esconder o arquivo na música e depois o processo inverso, extrair o arquivo dentro de uma música esteganografada.
Se quiser fazer o teste, pode baixar abaixo a música já esteganografada e o programa OpenPuff para fazer o teste. lembrando que a senha é :"paponerd" e a taxa de bits está em "máximo". Falou até a próxima.
Programa: OpenPuff
Musica esteganografada: Aqui
Veja também: Esteganografia, a arte de ocultar informação(parte I)
Funciona em XP SP3?
ResponderExcluirFunciona sim
ResponderExcluirfinciona no win 7
ResponderExcluirFunciona no windows 7
ResponderExcluirBoa noite amigo, uma dúvida, por exemplo, se eu coloco um EXE dentro(junto) em um arquivo JPG, como faço para tambem executar o EXE quado o JPG for aberta???? existe um algum comando especifico?
ResponderExcluirobrigado
estenogrfia é mensagen sublimer ?
ResponderExcluirTEM ALGUM PROGAMA PARA SABER SE A MUSICA QUE BAIXAI TEM ESTENIOGRAFIA DE AUDIO ?
ResponderExcluirexite a possibilidade de brute force para isso!?
ResponderExcluir