quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

RIC - Suas informações pessoais dentro de um chip

 Após 40 anos de uso as tão populares carteiras de identidades impressas (RG)  serão enfim substituídas. Seu sucessor será o RIC, Registro de Identificação Civil, um projeto orçado em 800 milhões de dólares que visa substituir em até 8 anos todos os documentos antigos.
 Visualmente o novo documento apresenta muitas informações que hoje precisamos levar em vários documentos. Na parte frontal do documento informações como Nome, Naturalidade, Sexo, Data de Nascimento, Filiação, Assinatura, Foto e o Novo número RIC serão exibidos. Por trás do documento constarão as informações do CPF, Registro Geral, Título de eleitor, Documento de origem, Observações, Local, Data de expedição, um a segunda foto em menor tamanho e a impressão digital.



 O RIC terá certificado digital e biometria (registro eletrônico das impressões digitais).
 As normas do RIC publicadas no diário da união Oficial em 2010 determinam que o cartão deverá ser confeccionado em Policarbonato( um plástico altamente resistente), e possuirá 2 chips. O primeiro chip servirá para aplicações que requeiram contato, ou inserção em máquinas de leitura como catracas e ATM´s. O outro chip será equipado com padrão RFID, para leitura de dados por rádiofrequência, apenas por aproximação. A biometria será gravada em uma camada interna do cartão, queimada a laser.
 O interessante é que os chips trarão um recurso de autodestruição das trilhas, ou seja, no caso de tentativa de clonagem ou invasão o chip será automaticamente destruído e sua informações ficarão inacessíveis, isso é importante, porque a chave privada do certificado digital da pessoa estará dentro do chip.
 A base de imagens de impressões digitais estará em Brasília, e sempre que uma consulta as informações no chip for realizada a comparação será realizada com os dados na base de imagem, isso vai requerer uma banda larga de qualidade, uma vez que estima-se uma taxa de aproximadamente 80 mil consultas por dia no auge da operação.
 E quais as vantagens desse novo sistema? Primeiramente o documento vai ser cadastrado nacionalmente, e caso você precise tirar uma segunda via você poderá tirar em qualquer estado do território nacional com garantia de manter os mesmos dados e também o mesmo número do documento.
 Você terá a disposição todas as suas informações de identificação em um único documento.
 O Chip no cartão vai proporcionar que você carregue todas as sua informações, inclusive seu biótipo( cor dos olhos, altura, impressão digital, etc) internamente, o que impossibilitará o uso de seus documentos por terceiros.
 Por fim o cartão será confeccionado em policarbonato, especialmente confecccionado para que o cartão não se desgaste ou quebre com facilidade.
 Caso queira saber mais sobre as especificações técnicas do RIC, tais como protocolos de criptografia e tecnologia utilizada veja no link do Diário Oficial da União abaixo.
http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=31&data=27/09/2010

E caso você queia entender um pouco mais sobre biometria veja meu artigo sobre Biometria abaixo.
Biometria - Você é a chave



2 comentários:

  1. Como não vi outra maneira de entrar em contato com vc vou logo mostrando a edição q eu fiz no seu banner:

    http://img148.imageshack.us/img148/1644/paponerd.png

    Se kizer usar fike avontade e me avise...
    Abç!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigão, nossa seu banner ficou realmente ótimo, gostei muito, só que justamente esse final de semana fiquei o dia todo tentando fazer um banner decente para o meu blog e acabei me apegando a ele, sabe como é, você acaba se apegando a sua criação, mais obrigado mesmo pelo banner.
    A propósito, meu e-mail para contato é dougtelecom@gmail.com, vou disponibilizar ele no blog em breve.
    flw

    ResponderExcluir