sábado, 7 de janeiro de 2012

Iniciando na programação Gráfica com o Processing

 
Olá pessoal, aproveitando essa época de recesso na universidade aproveitei para atualizar o blog que realmente tem estado esquecido.
  Bom, estou trabalhando em um projeto no arduino que será muito interessante colocar no blog, estou dependente apenas de uma mini webcam que comprei no ebay, assim que ela chegar o projeto estará finalizado e colocarei um artigo com fotos e vídeos do funcionamento do projeto aqui no blog. Porém até lá, resolvi colocar um breve artigo sobre o Processing.

 O Processing é um ambiente de programação para interface gráfica. Sua linguagem é bastante simples, e a curva de aprendizado é bastante reduzida. Àqueles que já conhecem e utilizam o arduino não vão ter dificuldades com a programação no processing pois ó código se assemelha demais com o do arduino. O ambiente de programação pode ser baixado na própria home do Processing, o Processing.org e funciona no Windows, Linux ou mesmo Mac.
  Bom, mas então porquê falar do processing?
  Como estou entrando no universo da programação agora, resolvi optar em conhecer um programa que me ajudasse com os meus pequenos projetos que tenho desenvolvido com o arduino, e após uma rápida pesquisa o Processing me pareceu a ferramenta ideal para começar a programar a interface gráfica de controle do meu projeto. Inclusive o próprio arduino possui um biblioteca de códigos conhecida como Firmata para interagir com o processing.
 Aprender a utilizar o processing junto ao arduino é perfeito, como seus funcionamentos são muito semelhantes o aprendizado é bastante rápido.
 O projeto que falei no início do artigo está utilizando o processing para controle do arduino através de uma interface gráfica, então por isso resolvi intruduzir o Processing ao blog, antes de postar o artigo sobre o projeto que estou terminando.
 Deixo abaixo alguns vídeos da utilização do processing junto ao arduino para estimular a curiosidade de vocês sobre o que estou preparando para postar aqui. Até o próximo artigo, onde possivelmente já estarei com o projeto finalizado. Até mais.













Um comentário:

  1. Pra Quem Curte Novidades e Notícias de Tecnologia, Social Midia, Apps, Mobile, Hackers,Big Data, Start-Ups, Web 3.0. Acesse www.techinsider.com.br

    ResponderExcluir