sábado, 25 de setembro de 2010

Eu sou inteligente? Como Definir Inteligência?


 
 
Bom, pelo menos em algum momento de sua vida você já se perguntou isso. Seja num momento de êxito ou de fracasso todos já nos perguntamos se temos algo a mais que as demais pessoas. 

 O problema é que quando falamos em inteligência a primeira coisa que nos vêm a cabeça é o "Quociente de inteligência" ou QI como ficou mais popularizado. Quando falamos que fulano é inteligente, associamos automaticamente a ideia de que ele têm um QI alto. Porém associar inteligência a QI é um erro que muita gente comete, inclusive professores, cientistas e pesquisadores renomados fazem esse tipo de associação errada.
 Quer dizer então que QI não têm nada haver com inteligência? Não, QI têm tudo haver com inteligência, porém não é o único parâmetro que deveria ser utilizado pra dizer se uma pessoa é inteligente ou não. E por que isso?
 Bom, o grande responsável por esta pesquisa é o Psicólogo Howard Gardner, que em 1983 lançou seu livro "Estruturas da mente", onde ele descreve as sete dimensões da inteligência. São Elas:


  • Inteligência Linguística
  As pessoas que possuem este tipo de inteligência tem grande facilidade de se expressar tanto oralmente quanto na forma escrita. Elas além de terem uma grande expressividade, também tem um alto grau de atenção e uma alta sensibilidade para entender pontos de vista alheios. É uma inteligência fortemente relacionada ao lado esquerdo do cérebro é uma das inteligências mais comuns.

  • Inteligência Lógica
  Pessoas com esse perfil de inteligência tem uma alta capacidade de memória e um grande talento para lidar com matemática e lógica em geral. Elas tem facilidade para encontrar solução de problemas complexos, tendo a capacidade de dividir estes problemas em problemas menores e ir os resolvendo até chegar a resposta final. São pessoas organizadas e disciplinadas. É uma inteligência fortemente relacionada ao lado direito do cérebro.







  • Inteligência Motora
  Pessoas com este tipo de inteligência possuem um grande talento em expressão corporal e tem uma noção espantosa de espaço, distancia e profundidade. Tem um controle sobre o corpo maior que o normal, sendo capazes de realizar movimentos complexos, graciosos ou então fortes com enorme precisão e facilidade. É uma inteligência relacionada ao cerebelo que é a porção do cérebro que controla os movimentos voluntários do corpo. Presente em esportistas olímpicos e de alta performance. É um dos tipos de inteligência diretamente relacionado a coordenação e capacidade motora.

  • Inteligência Espacial
  Pessoas com este perfil de inteligência, tem uma enorme facilidade para criar, imaginar e desenhar imagens 2D e 3D. Elas tem uma grande capacidade de criação em geral mas principalmente tem um enorme talento para a arte gráfica. Pessoas com este perfil de inteligência tem como principais características a criatividade e a sensibilidade, sendo capazes de imaginar, criar e enxergar coisas que quem não tem este tipo de inteligência desenvolvido, em geral, não consegue.

  • Inteligência Musical
  É um dos tipo raros de inteligência. Pessoas com este perfil tem uma grande facilidade para escutar músicas ou sons em geral e identificar diferentes padrões e notas musicais. Eles conseguem ouvir e processar sons além do que a maioria das pessoas consegue, sendo capazes também de criar novas músicas e harmonias inéditas. Pessoas com este perfil é como se conseguissem “enxergar” através dos sons. Algumas pessoas tem esta inteligência tão evoluída que são capazes de aprender a tocar instrumentos musicais sozinhas. Assim como a inteligência espacial, este é um dos tipos de inteligência fortemente relacionados a criatividade.

  • Inteligência Interpessoal
  Inteligência interpessoal é um tipo de inteligência ligada a capacidade natural de liderança. Pessoas com este perfil de inteligência são extremamente ativas e em geral causam uma grande admiração nas outras pessoas. São os lideres práticos, aqueles que chamam a responsabilidade para si. Eles são calmos, diretos e tem uma enorme capacidade para convencer as pessoas a fazer tudo o que ele achar conveniente. São capazes também de identificar as qualidades das pessoas e extrair o melhor delas organizando equipes e coordenando trabalho em conjunto.

  • Inteligência Intrapessoal
  É um tipo raro de inteligência, também relacionado a liderança. Quem desenvolve a inteligência interpessoal tem uma enorme facilidade em entender o que as pessoas pensam, sentem e desejam. Ao contrário dos lideres interpessoais que são ativos, os lideres intrapessoais são mais reservados, exercendo a liderança de um modo mais indireto, através do carisma e influenciando as pessoas através de ideias e não de ações. Entre os tipos de inteligência, este é considerado o mais raro.


  Howard Gardner também deixou claro que o nosso tradicional teste de inteligência, o teste de QI só é suficiente para dimensionar as inteligências "clássicas" que são as duas primeiras, inteligência Linguística e inteligência lógica. As demais não são perceptíveis através do teste de QI.
Ao lado pode ser visto o percentual de cada inteligência diante da população.
  Quer dizer então que cada pessoa só pode ter um tipo de inteligência?
 Não, não é muito comum vermos pessoas que se destaquem em todas as áreas de inteligência, porém, isso não é impossível, equilibrar as inteligências é algo totalmente possível. Leonardo da Vinci por exemplo, nos deixou grandes contribuições na área artística( Inteligência Espacial), na área Tecnológica( Inteligência Lógica) e dizem ainda que possuía grande habilidade em se expressar( Inteligência Linguística).
  Portanto antes de se achar um fracassado é bom procurar saber que tipos de habilidade intelectuais você têm maior predisposição, e ainda que você não se destaque demais em alguma das inteligências descritas acima, não desanime, inteligência é algo que pode ser desenvolvido com exercícios certos pra cada área.

6 comentários:

  1. A inteligência humana, formas de desenvolvimento, como de fato funciona, etc, são sempre assuntos curiosos.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas que são assuntos curiosos, saber o próprio limite é algo que chama a atenção de qualquer um.

    ResponderExcluir
  3. Bom, agora, pelo menos temos a certeza de que somos inteligentes... nem que seja em uma ou mais de uma dessas modalidades. Realmente muito interessante, adorei.

    ResponderExcluir
  4. nossa que artigo interessante modalidades de inteligencia que facinante
    parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  5. Omg, eu adorei esse artigo :-) Obrigada por escreve-lo!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber oque e Engenharia de Telecomunicação? E oque faz?

    ResponderExcluir