Apesar dessa modalidade de diversão ter se popularizado a pouco tempo, pode-se dizer que essa é uma técnica antiga, praticada desde a criação da própria guitarra elétrica, ou será que você nunca teve um momento no banho em se sentir o próprio Jimi Hendrix, ou o Slash do Guns´n Roses, tocando em sua guitarra imaginária enquanto ouvia os solos animais desses guitarristas? Eu já, e muito!!
Pois bem, apesar de parecer algo tão infantil e inusitado o Air Guitar hoje chega a ser mais que isso, tendo inclusive comunidades de praticantes dessa arte. Existe até campeonato Mundial com prêmios em dinheiro para as melhores performances. Não basta só fingir que está tocando, é preciso ensaio e dedicação, sincronizar o tempo da música com a sequência de movimentos das mãos,dedos, e até o ritmo que a música pede.
Já o Kinect é uma das revoluções tecnológicas deste ano. É um aparelho desenvolvido para o Xbox 360 que possibilita a possibilidade de jogar sem a necessidade de ter um Joystick. Com 2 câmeras, uma RGB para reconhecimento facial, e outra câmera Infravermelho(IR) para reconhecer movimento e profundidade, que funciona até no escuro, o Kinect mapeia o corpo humano e o divide em 48 pontos, identificados em tempo real, com isso os movimentos do seu corpo são interpretados pelas câmeras e traduzidos pelo sistema que fica responsável por fazer a interação com o jogo.
Bom, agora imagine unir a arte de tocar uma guitarra imaginária, com uma tecnologia que reproduz digitalmente todos os movimentos do seu corpo. Não seria mais apenas uma coreografia da música, mas seria possível fazer música de verdade sem ter sequer um instrumento na mão. O que você acha?
Essa foi a idéia de um Designer Britânico chamado Chris O´Shea, que desenvolveu um Hack pra jogar(tocar) guitarra com o Kinect. Vejam abaixo o video.
Muito bacana, a tendência é que a cada dia mais hacks bacanas como esse surjam para o Kinect. Muitos grandes Hackers estão desenvolvendo seus aplicativos para jogar no Kinect. Vamos aguardar pra ver o que mais ainda será inventado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário